sábado, 23 de maio de 2015

O Lobo Cinzento

Lobo ou lobo-cinzento (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família Canidae.

É um sobrevivente da Era do Gelo, originário do Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás.


Os lobos-cinzentos são tipicamente predadores ágeis nos ecossistemas que ocupam. Embora não sejam tão adaptáveis à presença humana como geralmente ocorre com as demais espécies de canídeos, os lobos desenvolveram-se em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmo em algumas áreas urbanas.

Os lobos-cinzentos medem entre 1,30 a 2 metros do focinho à ponta da cauda, a qual, por sua vez, representa cerca de 1/4 do comprimento total do corpo.



Os lobos são capazes de percorrer longas distâncias com uma velocidade média de 10km/h e são conhecidos por atingir velocidades próximas a 65km/h durante uma perseguição.

As garras das patas dianteiras são maiores que as das patas traseiras e possuem um quinto dedo, ausente nestas últimas. As patas do lobo cinzento são adaptadas para uma ampla variedade de terrenos, especialmente os cobertos de neve.


Os lobos possuem uma audição bastante apurada, a ponto de serem capazes de ouvir a queda de folhas das árvores, durante o outono. A visão noturna dos lobos é a mais aguçada da família dos canídeos.



1 comentário: